quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

2-Mais Doce Que O Mel ( Rebanhão )

Mais doce que o mel
Álbum de estúdio de Rebanhão
Lançamento1981
Gênero(s)Rock cristãorock progressivoart rocktropicália
Duração37:39
Idioma(s)Português
Formato(s)Vinilfita casseteCD
Gravadora(s)Doce Harmonia
ProduçãoRebanhão
ArranjosRebanhão e Josué Vasconcelos

Capa de relançamento do disco
Mais Doce que o Mel é o álbum de estreia da banda de rock brasileira Rebanhão

CURIOSIDADES : Lançado em 1981,[1] causou intensa polêmica e controvérsia, tanto por suas músicas e quanto a capa. Em contrapartida, é considerado o primeiro disco de rock a ser notório na cena religiosa em nível nacional. Vendendo mais de 150 mil cópias[2], foi reeditado em CD no ano de 1995.
Após um período de formação, os músicos escreveram canções para o disco, tratando de questões sociais e religiosas. Sendo a maioria delas produzidas pelos vocalistas Janires e Carlinhos Felix, o trabalho, é definido, através de estudos acadêmicos e análises da mídia especializada, como um retrato, à luz do protestantismo, dos problemas sociais e econômicos que a sociedade vivia. Tais temáticas, de forma mais explícita, seriam tratadas no disco posterior, Luz do Mundo.
A obra, no geral, é art rock, com influências do rock progressivo e do movimento tropicalista. O repertório se destacou pelas canções "Baião" e "Casinha", posteriormente regravadas no álbum ao vivo Janires e Amigos. Por quase dez anos, "Refúgio", do tecladista Pedro Braconnot, esteve nas apresentações do grupo. A capa do projeto, que apresenta os membros do Rebanhão, especialmente Janires com a camisa aberta, foi censurada, fazendo com que a gravadora Doce Harmonia produzisse uma nova capa, com parte da fotografia coberta. Esta alteração foi mantida na sua versão digital, em CD.
Na época, a banda foi acusada, por líderes religiosos, de produzir músicas satânicas e com mensagens subliminares.[3] Boicotados em alguns shows, o alvoroço causado por sua sonoridade fomentou a curiosidade da juventude cristã da época, provocando a intensa popularidade do Rebanhão, surpreendendo, até mesmo a própria banda e a gravadora independente a qual eram associados. Posteriormente, a obra foi bem aceita, sendo considerada um dos clássicos da música cristã brasileira, auxiliando uma nova abordagem de produção e composição musical, ocorrida anos depois, com o movimento gospel. Está presente em várias listas religiosas de melhores álbuns: Em 2015 foi considerado o 2º maior álbum da música cristã brasileira, em uma publicação encabeçada pelo portal Super Gospel,[4][5] e em 2019 foi eleito o melhor álbum da década de 1980 pelo mesmo veículo.

Faixas[editar | editar código-fonte]

Lado A
N.ºTítuloCompositor(es)VocaisDuração
1."Tudo Passa"  Carlinhos FelixCarlinhos Felix3:04
2."Monte"  Carlinhos FelixCarlinhos Felix3:56
3."Mel"  JaniresJanires3:36
4."Salas de Jantar"/"Jesus Cristo pode Te dar"/"Glória pra Jesus"/"Jesus Filho do Homem"/"Glória ao Pai, ao Filho, ao Espírito Santo" (Pot-pourri)JaniresJanires8:21
Lado B
N.ºTítuloCompositor(es)VocaisDuração
1."Passageiro"  Carlinhos FelixCarlinhos3:25
2."Baião"  JaniresJanires, Carlinhos Felix4:00
3."Refúgio"  Pedro BraconnotCarlinhos Felix2:16
4."Amizade"  Carlinhos FelixCarlinhos Felix2:43
5."Casinha"  JaniresJanires4:13
6."Tudo é Meu"  Carlinhos FelixCarlinhos Felix2:52

Ficha técnica[editar | editar código-fonte]

Banda
Músicos convidados
Equipe técnica
  • Carlos - técnico de gravação
  • Ronaldo - técnico de gravação
  • Deraldo - mixagem
  • JR. - auxiliar de gravação

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